Blog

Como limpar a dentadura: saiba qual a melhor forma de mantê-la limpa

26 fev Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

A perda de dentes tem origem em diversos fatores, não se limitando à idade do indivíduo. Mesmo os mais jovens estão sujeitos a sofrer as consequências do enfraquecimento e queda dos dentes.

Dentre as soluções que podem ser adotadas por quem deseja superar os desafios estéticos e funcionais impostos por essa circunstância, a dentadura pode ser apontada como a mais popular. Neste artigo vamos te contar como limpar a dentadura e os cuidados para manter uma boa saúde bucal.

TIPOS DE DENTADURA

Você sabia que existe mais de um tipo de dentadura? As dentaduras totais preenchem completamente a arcada dentária. Ela deve ser feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais da pessoa, de modo que se encaixe com naturalidade. É a mais utilizada dentre os idosos.

As dentaduras parciais geralmente são fixadas com o suporte dos dentes do entorno, tendo como função complementar a arcada dentária. Para esta finalidade o cirurgião-dentista pode, alternativamente, aconselhar o uso de implante com dente artificial que é fixado na mandíbula e maxilar.

ODONTOGERIATRIA

Com o avanço da tecnologia e do acesso às informações e tratamentos que permitem a prevenção de doenças, houve um aumento da expectativa de vida da população. Para atender aos anseios da população mais longeva surgiu a odontogeriatria. Essa especialidade da Odontologia se dedica aos estudos decorrentes do envelhecimento da saúde bucal comumente associado com a perda de dentes.

O odontogeriatra utiliza seus conhecimentos para fazer o tratamento odontológico necessário, correto e confortável ao paciente, proporcionando uma melhora em sua qualidade de vida, autoestima e de seu ciclo social.

HIGIENIZAÇÃO SAUDÁVEL

Todo cuidado é bem-vindo, ainda mais quando o assunto é a nossa boca. É por ela que passam os líquidos e alimentos que amamos sentir o gosto. Para ter uma higiene bucal excelente, dentistas recomendam escovação dentária ao acordar, a cada refeição e antes de dormir, além do uso de fio dental.

A escovação da língua também é importante para prevenir doenças como a halitose, um problema de mau-hálito que afeta 30% dos brasileiros de acordo com o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). A higienização correta ajuda na prevenção de grande parte dos problemas bucais. Cáries, periodontites, gengivite e mau-hálito são exemplos de doenças causadas pela má higienização.

A periodontite é o resultado de anos de gengivite não tratada. Essa doença afeta o tecido que fica entre os dentes e a mandíbula, resultando no enfraquecimento dos dentes, até sua queda.

Gengivas e dentes saudáveis contribuem também para que você possa mastigar e falar corretamente, além de proporcionar o bem-estar e boa aparência. Portanto, invista na prevenção!

MAS AFINAL, COMO LIMPAR A DENTADURA?

A limpeza das próteses é essencial para evitar o acúmulo de sujeira. O uso de produtos efervescentes pode trazer eficiência na hora de fazer a higienização da sua dentadura. Alternativamente, seu dentista também poderá indicar uma limpeza com jato de bicarbonato de sódio.

É importante tomar cuidado para não deixar a dentadura cair e quebrar durante a lavagem. Uma boa dica é encher a pia com um pouco de água para que, caso ela caia, a queda seja amortecida.

Escovar a dentadura  para não deixar nenhum resíduo de alimentos, usar produtos recomendados e fazer visitas regularmente ao seu dentista para uma avaliação também são dicas importantes para a boa higienização da prótese dentária. E lembre-se: use apenas produtos indicados por um profissional da odontologia.

WeCreativez WhatsApp Support
Agende online sua consulta
Olá vamos agendar aqui sua consulta?