A dentadura pode ser uma boa alternativa para quem perdeu os dentes e deseja ter o seu sorriso de volta. Considerado como um dos tratamentos mais tradicionais e com opções mais modernas, oferece aos pacientes uma aparência natural e também conforto, auxiliando nas funções de mastigação e na fala. Pessoas que sofram com a ausência de um ou mais dentes, tenham dificuldade em mastigar alimentos e a prótese atual não esteja confortável ou estável na boca, podem recorrer a outros tipos de próteses dentárias.
Também conhecida como prótese, a dentadura costuma ser associada à idade avançada, no entanto, a sua necessidade de uso pode ser ocasionada por outros motivos diversos. Apesar de exigir um pouco de adaptação no uso, por parte do paciente, as dentaduras são móveis e podem ser retiradas e colocadas na boca. Com a função de substituir os dentes ausentes, costuma ser inserida na boca assim que os dentes são extraídos em totalidade e os tecidos estiverem cicatrizados.
Produzidas por protéticos, as dentaduras são feitas através de moldes tirados da boca, cuja proposta é garantir conforto através de moldes e uma estrutura bem feita. Existem três tipos disponíveis no mercado, confira abaixo.
A dentadura vem para atender uma demanda de pessoas que precisavam solucionar o problema de ausência de dentes, afinal, as pessoas precisam se alimentar e falar também, algo que influencia fortemente em sua qualidade de vida. No entanto, elas também trazem limitações, pois apesar de substituírem a função dos dentes naturais, podem trazer diversos problemas de saúde.
As próteses mais antigas e também mal adaptadas podem trazer doenças diversas aos pacientes, provenientes do mal estar causado no uso das dentaduras. O fato de ter dificuldades em triturar os alimentos, faz com que alguns pacientes ingiram grandes porções de alimentos, que causam traumas na mucosa do estômago e acabam originando as úlceras gástricas. Outro ponto relacionado a isso é a dificuldade em ingerir proteínas e vitaminas, como carnes, verduras e legumes, que podem acarretar em uma anemia.
Também em função dessa dificuldade em triturar os alimentos durante a mastigação, a diabete é mais uma doença que pode vir a surgir, ocasionada através de uma alimentação mais pastosa e calórica, como por exemplo, ingerir massas e doces. Algo que pode ser confortável para pacientes portadores de dentaduras, pode refletir drasticamente na saúde das pessoas. O mesmo ocorre para os traumas ocasionados na mucosa oral, através de próteses mal adaptadas, podendo evoluir para um câncer bucal.
As dentaduras, ou próteses móveis, podem ser uma solução mais barata para quem precisa repor a ausência de dentes ausentes. No entanto, algumas pessoas sentem-se inseguras em utilizarem próteses móveis, pois sentem incômodos na utilização, em especial no momento de se alimentar, e insegurança por ter medo que fique solta. O implante bucal, por sua vez, é fixo e traz mais segurança para o paciente, mas seus custos podem ser bastante elevados.
O implante dentário costuma oferecer ao paciente mais segurança e também qualidade de vida quando se trata de alimentação e da fala. Seu procedimento é simples, sua recuperação é rápida e consiste basicamente em substituir araiz do dentepor uma prótese fixa. Costuma ser uma excelente opção para quem perdeu muitos dentes. Os implantes podem ser realizados por pequenos parafusos, que fazem o papel de substituir a raiz de um dente. Servem como base para receber os dentes artificiais, conhecidos como coroas, e oferecem ao paciente a simulação de dentes naturais.
Muitos pacientes têm optado pela prótese fixa, ao invés das próteses móveis como a dentadura, pois colocam na balança o custo versus o benefício que terão com o procedimento. O fator de ser total convencional e trazer qualidade de vida é um dos aspectos que mais pesa nessa conta, visto que a questão de alimentação, autoestima e sentimento de segurança interferem significativamente na vida dessas pessoas, refletindo especificamente na rotina pessoal e profissional também.
Os implantes, ou prótese fixa, são dentes artificiais que podem ser feitos de resina, metal, zircônio ou então porcelana, capazes de oferecer qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. O mais indicado nessas situações é procurar um cirurgião dentista ou outro especialista de sua confiança para que você tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento que é simples e de recuperação rápida. Entre agora mesmo em contato conosco, clicando aqui.