Blog

Conheça as vantagens e desvantagens da Dentadura

07 jan Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

A dentadura pode ser uma boa alternativa para quem perdeu os dentes e deseja ter o seu sorriso de volta. Considerado como um dos tratamentos mais tradicionais e com opções mais modernas, oferece aos pacientes uma aparência natural e também conforto, auxiliando nas funções de mastigação e na fala. Pessoas que sofram com a ausência de um ou mais dentes, tenham dificuldade em mastigar alimentos e a prótese atual não esteja confortável ou estável na boca, podem recorrer a outros tipos de próteses dentárias.

Também conhecida como prótese, a dentadura costuma ser associada à idade avançada, no entanto, a sua necessidade de uso pode ser ocasionada por outros motivos diversos. Apesar de exigir um pouco de adaptação no uso, por parte do paciente, as dentaduras são móveis e podem ser retiradas e colocadas na boca. Com a função de substituir os dentes ausentes, costuma ser inserida na boca assim que os dentes são extraídos em totalidade e os tecidos estiverem cicatrizados.

TIPOS DE DENTADURA

Produzidas por protéticos, as dentaduras são feitas através de moldes tirados da boca, cuja proposta é garantir conforto através de moldes e uma estrutura bem feita. Existem três tipos disponíveis no mercado, confira abaixo.

  • Prótese total convencional: assim que os dentes remanescentes são extraídos e os tecidos são cicatrizados, este tipo de prótese é colocada na boca visando substituir a ausência dos dentes faltantes. No entanto, esse procedimento ocorre apenas quando a cicatrização acontece, podendo ser rápida ou mais demorada. Em casos extremos pode levar meses para a cicatrização ocorrer, e o paciente precisará aguardar o período de tempo com a ausência de dentes, com sensações estranhas e desconfortáveis.
  • Prótese total imediata: é uma boa opção para pacientes que já queiram receber a sua instalação, logo que tiverem passado pela extração dos dentes remanescentes. O dentista tira os moldes e a instala na sequência. A vantagem é que o paciente não fica sem os dentes, mas a desvantagem é que ele precisará retornar ao dentista nos meses seguintes da instalação, pois precisará ser reajustada. Isso ocorre porque existem mudanças nos ossos que sustentavam os dentes, e as próteses podem passar por instabilidades, causando desconforto no paciente.
  • Prótese parcial removível: indicado para pacientes que tenham perda parcial dos dentes e pode ser retirada e colocada pelo paciente. Trata-se de uma estrutura de metal, apoiada nos dentes naturais. Podem ser apoiadas em coroas instaladas em dentes naturais, trazendo estabilidade ao paciente.

DESVANTAGENS DA DENTADURA

A dentadura vem para atender uma demanda de pessoas que precisavam solucionar o problema de ausência de dentes, afinal, as pessoas precisam se alimentar e falar também, algo que influencia fortemente em sua qualidade de vida. No entanto, elas também trazem limitações, pois apesar de substituírem a função dos dentes naturais, podem trazer diversos problemas de saúde.

As próteses mais antigas e também mal adaptadas podem trazer doenças diversas aos pacientes, provenientes do mal estar causado no uso das dentaduras. O fato de ter dificuldades em triturar os alimentos, faz com que alguns pacientes ingiram grandes porções de alimentos, que causam traumas na mucosa do estômago e acabam originando as úlceras gástricas. Outro ponto relacionado a isso é a dificuldade em ingerir proteínas e vitaminas, como carnes, verduras e legumes, que podem acarretar em uma anemia.

Também em função dessa dificuldade em triturar os alimentos durante a mastigação, a diabete é mais uma doença que pode vir a surgir, ocasionada através de uma alimentação mais pastosa e calórica, como por exemplo, ingerir massas e doces. Algo que pode ser confortável para pacientes portadores de dentaduras, pode refletir drasticamente na saúde das pessoas. O mesmo ocorre para os traumas ocasionados na mucosa oral, através de próteses mal adaptadas, podendo evoluir para um câncer bucal.

DIFERENÇA ENTRE DENTADURA E IMPLANTE

As dentaduras, ou próteses móveis, podem ser uma solução mais barata para quem precisa repor a ausência de dentes ausentes. No entanto, algumas pessoas sentem-se inseguras em utilizarem próteses móveis, pois sentem incômodos na utilização, em especial no momento de se alimentar, e insegurança por ter medo que fique solta. O implante bucal, por sua vez, é fixo e traz mais segurança para o paciente, mas seus custos podem ser bastante elevados.

O implante dentário costuma oferecer ao paciente mais segurança e também qualidade de vida quando se trata de alimentação e da fala. Seu procedimento é simples, sua recuperação é rápida e consiste basicamente em substituir araiz do dentepor uma prótese fixa. Costuma ser uma excelente opção para quem perdeu muitos dentes. Os implantes podem ser realizados por pequenos parafusos, que fazem o papel de substituir a raiz de um dente. Servem como base para receber os dentes artificiais, conhecidos como coroas, e oferecem ao paciente a simulação de dentes naturais.

PRÓTESE FIXA: UMA ALTERNATIVA À DENTADURA

Muitos pacientes têm optado pela prótese fixa, ao invés das próteses móveis como a dentadura, pois colocam na balança o custo versus o benefício que terão com o procedimento. O fator de ser total convencional e trazer qualidade de vida é um dos aspectos que mais pesa nessa conta, visto que a questão de alimentação, autoestima e sentimento de segurança interferem significativamente na vida dessas pessoas, refletindo especificamente na rotina pessoal e profissional também.

Os implantes, ou prótese fixa, são dentes artificiais que podem ser feitos de resina, metal, zircônio ou então porcelana, capazes de oferecer qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. O mais indicado nessas situações é procurar um cirurgião dentista ou outro especialista de sua confiança para que você tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento que é simples e de recuperação rápida. Entre agora mesmo em contato conosco, clicando aqui.

WeCreativez WhatsApp Support
Agende online sua consulta
Olá vamos agendar aqui sua consulta?