Blog

As vantagens e desvantagens da dentadura

07 jan Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

Considerado como um dos tratamentos mais tradicionais e que, atualmente, tem opções mais modernas, a dentadura oferece aos pacientes uma aparência natural e confortável.

Ela auxilia na mastigação, na fala e pode ser uma boa alternativa para quem perdeu os dentes e deseja ter o seu sorriso de volta.

Pessoas que sofrem com a ausência de um ou mais dentes, que tenham dificuldade em mastigar alimentos e que a prótese dentária atual não está confortável ou estável na boca, podem recorrer a diversos tipos de dentaduras.

As dentaduras exigem um pouco de adaptação no uso por parte do paciente e como sua função é a de substituir dentes ausentes, costuma ser inserida na boca assim que os dentes são extraídos e os tecidos cicatrizados.

A avaliação sobre que tipo de dentadura você irá usar será feita por um cirurgião dentista e ele avaliará qual prótese dentária se encaixa melhor no seu caso.

Apesar da dentadura ser associada à idade avançada, a sua necessidade de uso pode ser ocasionada por outros motivos.

Conheça as vantagens da dentadura

Por ser um procedimento mais tradicional, a principal vantagem da dentadura é ter um custo mais baixo que outros tipos de prótese dentária.

Essa vantagem também ocorre por não ser necessário fazer uma cirurgia para se colocar uma dentadura, o que diminui o risco de infecções. Fora que o paciente consegue se adaptar mais rapidamente ao uso.

As outras vantagens da dentadura são: o desgaste, considerado clinicamente insignificante, a facilidade na limpeza e a estabilidade da cor dos dentes.

Mas, como todo o quadro clínico e a rotina do paciente devem ser avaliados antes que uma decisão seja tomada, seu dentista te informará das vantagens e desvantagens de usar a dentadura, assim como de outros procedimentos possíveis para o seu caso.

As desvantagens da dentadura

Mesmo a dentadura sendo uma alternativa para atender pessoas que precisam solucionar o problema de ausência de dentes, ela também traz limitações, pois apesar de substituir a função dos dentes naturais, pode acabar ocasionando alguns problemas de saúde.

Por exemplo, dentaduras mais antigas e mal adaptadas podem trazer doenças diversas aos pacientes, provenientes do mal-estar causado com o uso das dentaduras.

A dificuldade em triturar os alimentos faz com que alguns pacientes ingiram grandes porções de alimentos, causando traumas na mucosa do estômago, o que acaba originando as úlceras gástricas.

Outro ponto relacionado a isso é a dificuldade em ingerir proteínas e vitaminas, como carnes, verduras e legumes, que pode levar a uma anemia.

Em função dessa dificuldade em triturar os alimentos durante a mastigação, a diabete é mais uma doença que pode vir a surgir.

O mesmo ocorre para os traumas ocasionados na mucosa oral, através de dentaduras mal adaptadas, podendo evoluir para um câncer bucal. E, são por esses motivos que ter o auxílio e seguir a orientação de um especialista é fundamental!

Entenda a diferença entre dentadura e implante

As dentaduras ou próteses móveis podem ser uma solução mais barata para quem precisa repor dentes ausentes.

No entanto, algumas pessoas ficam inseguras em utilizar próteses móveis, pois sentem incômodos, em especial no momento em que estão se alimentando. Além da insegurança, por medo que a dentadura fique solta.

O implante dentário, por sua vez, é fixo e traz mais segurança para o paciente. Porém, seus custos podem ser bastante elevados, o que pode ser um fator que dificulte essa escolha.

Ela costuma oferecer ao paciente mais segurança e também qualidade de vida quando se trata da alimentação e da fala. Seu procedimento é simples, sua recuperação é rápida e consiste basicamente em substituir a raiz do dente por uma prótese fixa.

O implante dentário costuma ser uma excelente opção para quem perdeu muitos dentes. E pode ser realizado por pequenos parafusos, que fazem o papel da raiz de um dente, servindo como base para receber os dentes artificiais, conhecidos como coroas. Porém, existem mais alternativas do que apenas a dentadura ou um implante dentário, o que também será indicado pelo dentista, dependendo do que se encaixar mais para o paciente.

Prótese fixa: uma alternativa

Apesar da tradicionalidade da dentadura, muitos pacientes têm optado pela prótese fixa, pois colocam na balança o custo versus o benefício que terão com o procedimento.

O fato de ser totalmente convencional e trazer qualidade de vida é um dos aspectos que mais pesam nessa comparação, visto que a questão de alimentação, autoestima e segurança interferem significativamente na vida dessas pessoas, refletindo especificamente em sua rotina pessoal e profissional.

Os implantes, ou próteses fixas, são dentes artificiais que podem ser feitos de resina, metal, zircônio ou então porcelana e são capazes de oferecer qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

O mais indicado nessas situações é procurar um cirurgião dentista ou outro especialista de sua confiança para tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Nós, da clínica Saúde Bucal Brasil estamos à disposição para avaliar seu caso e te auxiliar na melhor escolha para o seu conforto e que se adapte a sua rotina. Entre agora mesmo em contato conosco, clicando aqui e agende sua consulta.

Tags: dentadura, prótese dentária, dentes ausentes, implante dentário, prótese fixa