Blog

Entenda como o implante dentário é feito e quais seus benefícios

21 nov Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

Algumas pessoas sentem-se inseguras em utilizarem próteses móveis como, por exemplo, as dentaduras ou pontes. As principais causas relatadas são o incômodo e também a insegurança em utilizá-las com o medo que saiam do lugar. Diferente de uma dentadura, o implante bucal é fixo e traz mais segurança para o paciente. De procedimento simples e recuperação rápida, consiste basicamente em substituir a raiz do dente por uma prótese fixa, oferendo ao paciente segurança e também qualidade de vida quando se trata de alimentação e da fala. A seguir, vamos entender melhor como é feito o implante dentário.

O implante dentário é uma boa alternativa para quem já perdeu muitos dentes, com impossibilidade de utilizar próteses móveis em função da ausência de sustentação ou até mesmo pela insegurança. Feitos de titânio ou zircônio, os implantes lembram um pequeno parafuso e fazem o importante papel de substituir a raiz de um dente. Servem como base para receber os dentes artificiais, conhecidos como coroas, e oferecem ao paciente a simulação de um dente natural.

Como é o procedimento

O procedimento de implante dentário é feito através de anestesia local, portanto, o paciente pode ficar bastante à vontade, não devendo sentir dor. Inicialmente, o cirurgião-dentista submeterá o paciente a exames da região a ser tratada, como a radiografia e tomografia, além de um hemograma para calcular a predisposição do paciente à cirurgia. Com a anestesia aplicada, o profissional conseguirá retirar resíduos de dentes e raízes que serão finalmente substituídos pelos implantes. Em alguns casos, a intervenção é tão simples que no mesmo dia o paciente poderá receber o implante e a prótese dentária.

Pós-operatório

Em algumas semanas, após o procedimento do implante bucal, o paciente poderá retirar os pontos, mas é preciso atentar-se ao fato de que a recuperação poderá levar um pouco mais de tempo. Separada em dois momentos diferentes, a cicatrização ocorre pela gengiva e também pela aceitação do osso ao implante. Para a cicatrização por completo, os especialistas apontam alguns meses para excelentes resultados. Os resultados costumam aparecer de 3 semanas até 6 meses.

Benefícios do implante dentário

Os implantes não requerem, por exemplo, procedimentos como preparar ou desgastar um dente natural antes de colocar os dentes substitutos. No entanto, um pré-requisito para receber um implante é ter gengivas e ossos que estejam saudáveis. O segredo do sucesso está em manter essas estruturas saudáveis, combinadas com uma excelente saúde bucal, através da higiene bucal, e consultas periódicas com seu dentista.

Em geral, os implantes dentários são mais caros que outros procedimentos. Com dentes artificiais que podem ser feitos de resina, metal, zircônio ou então porcelana, são capazes de oferecer qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. O mais indicado nessas situações é procurar um cirurgião-dentista ou outro especialista de sua confiança. Não se esqueça de pedir indicações e referências de amigos e familiares. Essa é uma importante decisão.

As informações destacadas acima possuem caráter absolutamente informativo, não substituindo a importância de que você se aconselhe com um especialista na área, para avaliar  sua real condição de saúde e como deverá ser o seu tratamento.

WeCreativez WhatsApp Support
Agende online sua consulta
Olá vamos agendar aqui sua consulta?