Blog

Implante dentário: conheça o passo a passo

21 nov Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

As dentaduras são próteses dentárias mais conhecidas e tradicionais utilizadas pelos dentistas. Porém, nem todas as pessoas se sentem seguras em utilizá-la.

Os principais motivos desse receio são, o incômodo que ela pode causar e a insegurança, caso ela venha a sair do lugar. 

Porém, com as inovações tecnológicas e das técnicas odontológicas, surgiram muitas possibilidades de escolha e que podem se encaixar melhor em sua rotina e vontade.

O implante dentário é um grande exemplo disso. Ele é fixo, traz mais segurança para o paciente e é um procedimento simples e de rápida recuperação.

Conheça como funciona o implante dentário

Esse procedimento faz a substituição da raiz do dente por uma prótese dentária fixa e oferece mais segurança e qualidade de vida ao paciente, principalmente em relação a alimentação e a fala.

O implante dentário pode ser feito de titânio ou zircônio e lembra pequenos parafusos, já que substituem os dentes desde sua raiz.

Esses parafusos recebem os dentes artificiais ou coroas e cumprem a promessa do implante dentário, que é a de simular um dente natural e substituir ausências dentárias existentes.

O procedimento

Como o implante dentário é uma cirurgia, por conta da inserção dos parafusos e coroas, é preciso que o paciente realize alguns exames da região, sendo alguns deles a radiografia, a tomografia e o hemograma, para não sentir dor e ficar mais à vontade durante a realização do procedimento.

O implante dentário é feito com anestesia local para que o dentista consiga retirar todos os resíduos de dentes e raízes que estejam presentes no local e fazer a substituição pelo implante dentário.

Em alguns casos, a intervenção é tão simples que o paciente pode receber o implante dentário e a prótese dentária no mesmo dia, dando resultados mais rápidos aos problemas que a falta de dentes causa no dia a dia.

O pós-operatório

Mesmo sendo um procedimento simples, a recuperação da cirurgia de inserção do implante dentário, é separada em dois momentos diferentes.

O primeiro deles é a retirada de pontos, que geralmente ocorre em algumas semanas após a realização do implante dentário.

E o segundo é o da cicatrização, que pode levar um tempo um pouco maior para acontecer, por ocorrer na gengiva e por conta da aceitação do osso ao implante.

Alguns especialistas apontam, inclusive, que os resultados do implante dentário costumam aparecer no período de 3 semanas a 6 meses, por conta da retirada de pontos, da cicatrização e do inchaço.

O que mais você precisa saber sobre o implante dentário?

Para poder realizar essa cirurgia o paciente precisa ter uma boa higiene bucal e visitar periodicamente o dentista, pois é preciso ter gengivas e ossos que estejam saudáveis para fazer o implante dentário.

Implantes dentários não desgastam seu dente natural e não é necessário preparar outros dentes para o procedimento, então fique atento se algum profissional te der essas indicações.

Como os implantes dentários são procedimentos um pouco mais caros, por conta dos materiais utilizados na cirurgia, o mais indicado é buscar um dentista de confiança, que tire todas as suas dúvidas e te transmita calma e segurança, principalmente referente ao resultado.

Caso você se incomode com a ausência de dentes ou essa falta esteja afetando a sua rotina, entre em contato conosco e seja atendido pelos melhores dentistas de Guarulhos e da capital paulista.

A Clínica Saúde Bucal Brasil é a melhor escolha para a sua saúde bucal!

Tags: implante dentário, prótese dentária, prótese dentária fixa, implantes dentários fixos, dentes ausentes.