Blog

Medo de dentista: entenda como acabar de vez

05 dez Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

Para alguns parece bobo, mas o medo de ir ao dentista é uma tormenta que toma conta do sentimento das muitas pessoas que sentem algum tipo de estresse emocional, como ansiedade, a fobia de dentistas ou ataques de pânico. Medo de sentir dor durante o procedimento, da agulha que vai aplicar a anestesia, ou então do barulho perturbador do motorzinho ligado são alguns dos empecilhos que distanciam pacientes dos consultórios, deixando para trás os cuidados com a sua saúde bucal.

A odontofobia, nome dado às pessoas que têm medo de ir ao dentista, ocorre muitas vezes em função de experiências desagradáveis que o paciente já teve no passado, ou até mesmo em sua infância. O temor de sentir alguma espécie de desconforto, a falta de confiança e a sensação de vulnerabilidade pela própria posição da cadeira de dentista trazem à tona do paciente uma sensação de medo e desespero, que podem fazê-lo desistir do tratamento. Em alguns casos, pacientes relatam impaciência, constrangimento, suadeira ou vontade de fugir, apenas por estarem na recepção do consultório.

Mas o que faz alguns pacientes sentirem tanto medo?

Uma dica que damos aqui é sobre parar e refletir sobre esses pensamentos e as possíveis causas que o levaram a chegar nesse ponto. É mais comum entender quais foram as experiências anteriores que levaram a criar essa relação de afastamento com o dentista, evitando que os cuidados com os dentes e a saúde bucal não ocorressem.

Acredite ou não, a visita ao dentista pode ser bastante leve e tranquila, baseada em um relacionamento de confiança entre o paciente e especialista. Para tanto, o primeiro passo é vencer o medo instalado no subconsciente. Muitos tratamentos podem ser resolvidos de formas bastante simples, mas é preciso que o paciente não deixe o problema evoluir. Pelo menos a cada quatro meses é preciso fazer uma periódica visita ao cirurgião-dentista de sua confiança.

Consequências da Odontofobia

Problemas com a saúde da boca vão muito além de somente sentir dor, pois costumam interferir na vida do indivíduo, pelo mal-estar gerado e também por questões estéticas. Alguns pacientes alcançam níveis de stress tão grandes que passam a ter comportamentos retraídos, depressão, podem buscar isolamento dos demais, acarretando em prejuízos no momento de socializar ou até mesmo procurar um emprego.

Dicas para superar o medo de dentista

O primeiro passo é encontrar um dentista especializado, ou seja, alguém com bastante conhecimento técnico no assunto e com boas recomendações, apto a entender os traumas e também os medos durante uma consulta. Peça indicações a amigos e familiares. O profissional entenderá a sua preocupação e tomará algumas inciativas bastante positivas que ofereçam segurança ao início do tratamento.

Em um segundo momento agende sua primeira consulta, em formato de bate papo. A proposta é estabelecer uma relação de confiança com o dentista, onde você explicará quais são os seus medos, inseguranças, para que ele possa te ajudar em todo o processo. Combine também alguns gestos para que vocês possam se comunicar durante os procedimentos, como por exemplo levantar a mão sempre que sentir algum incômodo ou precise esclarecer algo.

Outra dica valiosa é levar para a consulta uma “bola de estresse”, que você poderá apertá-la quantas vezes quiser, aliviando a sua ansiedade. A meditação antes de sentar-se na cadeira também contribuirá para amenizar o stress. Inspire profundamente e vá soltando o ar lentamente. Ah! Leve também fones de ouvido, se não gostar do barulho da maquininha. Ouvir músicas que gosta deixarão você relaxado.

Além desses cuidados, é essencial não deixar a situação piorar e realizar seu tratamento, para obter um sorriso saudável e bonito. Ao final de cada consulta ao dentista, comemore muito. A iniciativa colabora para engajar a iniciativa, o fato de ter vencido seus medos e assimila às idas ao dentista com momentos de felicidade e recompensa.

WeCreativez WhatsApp Support
Agende online sua consulta
Olá vamos agendar aqui sua consulta?