Blog

Medo de dentista: entenda a origem e aprenda a supera-lo!

05 dez Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

O Brasil é um dos líderes no ranking de populações mais ansiosas do globo terrestre, segundo estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E, a princípio, não vemos ligação aparente com o tema: medo de dentista.

Porém, especialistas da área de psicologia relacionam a ansiedade como fonte principal dessa fobia, nomeada como Odontofobia. Essa condição mental se manifesta de forma involuntária e está relacionada ao medo da dor e da aversão a sensação das ferramentas odontológicas.

Diante disto, existem muitos pacientes que negligenciam sua saúde bucal por serem reféns do medo de dentista.

Esse medo de dentista pode ocorrer por experiências desagradáveis que o paciente já enfrentou no passado, sendo o temor de sentir algum desconforto, a falta de confiança e a sensação de vulnerabilidade pela própria posição da cadeira serem responsáveis por fazê-lo sentir medo de dentista e do procedimento. Em alguns casos, pacientes relatam impaciência, constrangimento, suor excessivo ou vontade de fugir, apenas por estarem na recepção do consultório de um dentista.

O que faz o paciente sentir medo de dentista?

Para entender como surgiu esse medo de dentista, é recomendado entender quais foram as experiências anteriores que o levaram a criar essa relação de repulsa com o dentista.

E, acredite ou não, a visita ao dentista pode ser bastante leve e tranquila, baseada em um relacionamento de confiança entre o paciente e especialista.

Mas, para tanto, o primeiro passo é vencer o medo de dentista no subconsciente. Muitos tratamentos podem ser resolvidos de formas bastante simples, mas é preciso que o paciente não deixe o problema evoluir.

Manter a regularidade do acompanhamento odontológico é primordial para o seu bem-estar. A cada quatro meses é preciso fazer uma visita periódica ao cirurgião-dentista de sua confiança para manter a saúde bucal em dia.

Consequências do medo de dentista:

Problemas de saúde bucal vão além de somente sentir dor, pois costumam interferir na vida do paciente, seja pelo mal-estar gerado por elas ou por questões estéticas.

Alguns pacientes alcançam níveis de stress tão grandes que passam a ter comportamentos retraídos, depressão, podem buscar isolamento dos demais, acarretando em prejuízos socialização ou até mesmo na procura e manutenção de um emprego.

Dicas para superar o medo de dentista

  • Encontre um dentista especializado, ou seja, alguém com conhecimento técnico no assunto e com boas recomendações, apto a entender os traumas e medos durante uma consulta. Dessa forma, você estará mais confiante para superar seu medo de dentista.
  • Agende sua primeira consulta, em formato de bate papo. A proposta é estabelecer uma relação de confiança com o dentista, onde você explicará quais são os seus medos, inseguranças, para que ele possa te ajudar em todo o processo. Combinem alguns gestos para que vocês possam se comunicar durante os procedimentos, como por exemplo levantar a mão sempre que sentir algum incômodo.
  • A meditação antes de sentar-se na cadeira contribuirá para amenizar o stress. Inspire profundamente e solte o ar lentamente. Se não gostar do barulho dos aparelhos, leve fones de ouvido. Ouvir músicas que gosta deixarão você mais relaxado e preparado para superar o medo de dentista.
  • Não deixe a situação piorar. Realizar tratamentos odontológicos é fundamental para obter um sorriso saudável e bonito.

Ao final de cada consulta com dentista, comemore muito! Isso colabora para estimular a iniciativa de superar o medo de dentista, associando às idas ao dentista à momentos de felicidade e recompensa.

Se você busca profissionais de confiança, entre em contato com a Clínica Saúde Bucal Brasil e aposte nos melhores para te ajudarem a superar seus medos.

Tags: dentista, saúde bucal, aparelhos, procedimento odontológico, medo de dentista.