Blog

Retração Gengival: saiba como identificar

12 dez Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

A retração gengival é um fenômeno que consiste no recuo da gengiva em direção oposta aos dentes, deixando a arcada dentária com suas raízes expostas e fragilizadas. A retração gengival pode causar desconfortos e dores frequentes, sendo a alta sensibilidade outra característica dessa condição.

Engana-se quem pensa que esse é um problema exclusivo de quem não possui boas práticas de saúde bucal. Quem cuida da higiene bucal de forma criteriosa também está propenso a ter retração gengival.

O que é retração gengival

A retração gengival é uma ocorrência cada vez mais frequente, age de forma silenciosa, expondo a raiz do dente através de um processo de redução da quantidade de gengiva.

Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva. Sensibilidade, dor nos dentes, sangramento durante a escovação, sensação de dentes fracos e mal hálito são algumas das maiores reclamações nos consultórios brasileiros.

Ocorrência de retração gengival

Ao apresentar sucessivas ocorrências, a retração gengival pode ter diversas causas, como por exemplo:

Envelhecimento.

Doenças na gengiva. 

Desalinhamento dentário.

Uso incorreto do fio dental.

Escovação dos dentes em excesso.

Aplicação de força excessiva durante a higiene.

Sua aparição ocorre de forma lenta, podendo iniciar em um ou mais dentes. A retração gengival requer diagnóstico e tratamento imediato. Quando o tratamento é tardio, podem ocorrer consequências graves, como infecções dentárias, perda óssea ou até mesmo dentes perdidos.

Causas da retração gengival

Entre outros motivos, os mais comuns para o desenvolvimento de retração gengival está o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação inapropriadas.

Existem fatores genéticos que colaboram para o desenvolvimento da retração gengival. A doença periodontal, por exemplo, conhecida como gengivite (inflamação na gengiva) ou periodontite (inflamação no periodonto).

A utilização de aparelhos ortodônticos e restaurações podem, na maioria dos casos, favorecer ou agravar esse problema.

Para além da questão estética, a retração gengival afeta muitas pessoas pelo mal-estar sentido ao alimentar-se.

Em alguns casos, existem relatos de sensibilidade a alimentos frios ou pastosos. Os riscos de exposição a possíveis cáries e lesões são maiores em pacientes com retração gengival.

Tratamento para retração gengival: 

O tratamento da retração gengival será recomendado pelo seu cirurgião-dentista de confiança. Desta forma, será possível realizar uma análise periódica sobre o quadro e receber orientação sobre os cuidados diários.

O dentista tem o papel fundamental de orientar e corrigir o paciente acerca de sua rotina de higiene bucal, contemplando desde a manipulação correta da escova, até o uso do fio dental e cremes dentais adequados.

Em alguns casos, o tratamento da retração gengival pode ser mais complexo. Dependendo do grau de retração, o periodontista poderá realizar tratamentos específicos para a cura do problema, como a raspagem, o polimento radicular, um canal ou enxerto gengival.

A cirurgia de enxerto de tecidos moles, por exemplo, estimulará o desenvolvimento da gengiva e, se bem conciliada com uma rotina específica de higiene bucal, poderá trazer resultados positivos. Consulte um periodontista para ter as orientações necessárias sobre o tratamento.

Conte com a nossa equipe para obter suporte durante a recuperação do seu quadro bucal. Temos uma equipe à sua disposição para cuidar do seu bem-estar e qualidade de vida.

Tags: retração gengival, saúde bucal, higiene bucal, dentes perdidos, doença periodontal