Blog

Cuidados com a pele no verão

28 nov Saúde Bucal Brasil Harmonização Facial

Sabemos que os cuidados com a pele devem ser regulares e frequentes durante todo o ano, mas é no verão que devemos redobrá-los para manter nosso rosto sem manchas, queimaduras, ressecamento e doenças de pele.

Nesse período, a exposição aos raios solares aumenta e os cuidados com a pele precisam ocorrer de modo mais intenso para protegê-la. Continue a leitura e veja o que você pode fazer para mantê-la sempre saudável.

A exposição ao sol

Como o verão é o momento do ano que fazemos mais atividades ao ar livre, é imprescindível termos uma rotina de cuidados com a pele para preservar nossa saúde, pois é nessa estação que teremos a pele mais exposta ao sol. 

Estar na praia, em contato com o mar ou na piscina, é garantia de sobrecarga de radiação solar e, mesmo que o sol seja nossa principal fonte de Vitamina D, estar em contato com ele em excesso não será algo positivo para você.

No Brasil, são diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer da pele por ano, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Fato esse que deve ser mais um alerta para começar a ter cuidados com a pele de maneira frequente e eficiente.

Cuidados com a pele

Cuidar da pele diariamente é um passo importantíssimo para manter o viço, a hidratação e a saúde do órgão. Mas, infelizmente, esses cuidados com a pele não são feitos por todos, seja por desinformação ou por falta de recursos.

Por esses motivos e para facilitar um pouco esse processo, principalmente porque o verão está chegando novamente, vamos dar algumas dicas de como cuidar da sua pele para que ela fique mais bonita e saudável a cada dia. Confira.

Beba água e se alimente bem

Um dos segredos para uma pele linda e saudável é mantê-la protegida, seca, livre de suor e hidratada.

Aqui, a dica é abusar da ingestão de água, para manter tanto a pele quanto o corpo hidratados. Beber sucos de frutas e água de coco, assim como comer cenoura, mamão, beterraba, maçã e abóbora também ajudam a proteger dos danos solares.

Ou seja, os cuidados com a pele começam internamente e ter uma alimentação rica em água, frutas e legumes contribui para mais saúde.

Uso do filtro solar

Apesar de muitas pessoas acreditarem que deve ser usado apenas quando se está na praia, o filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo em ambientes fechados.

Essa frequência garante proteção contra os raios UVA e UVB, devendo ser reaplicada a cada duas horas, pois até as lâmpadas artificiais presentes em ambientes internos, como casas e apartamentos, queimam a pele. Em outras palavras, seu uso é uma das formas de proteção para a superfície da nossa pele.

Além disso, é importante lembrar que todas as partes do corpo devem ser hidratadas e protegidas pelo filtro solar.

O banho e o uso de hidratante

O uso do filtro solar é indispensável, mas a exposição aos raios solares também requer atenção redobrada através de outros meios que irão fortalecer a sua proteção.

O banho, por exemplo, tem muito a ver com a exposição da pele. Isso porque, quando realizados com água muito quente, agridem e sensibilizam o órgão. Manter a temperatura da água fria ou morna evita o ressecamento da pele, fator que colabora para que, ao expô-la ao sol, o impacto seja menor.

Além disso, especialistas sugerem o uso de sabonetes especiais, compatíveis com o seu tipo de pele. Fazer uso de hidratantes pós-banho é outra ação que colabora para uma pele mais nutrida e saudável. De maneira geral, todas as dicas mencionadas acima fortalecem os cuidados com a pele, colaborando com a hidratação, a firmeza e a maciez do órgão.

Use roupas apropriadas

Sim, usar roupas apropriadas é um dos cuidados com a pele que são essenciais para a sua saúde. Seu uso bloqueia os raios UV, o que garante mais proteção a ela.

Uma dica muito importante para o verão é não se expor ao sol em horários que estejam entre 10h e 16h, pois é quando os raios estão mais fortes e podem causar danos a sua pele.

Porém, caso não tenha como evitar, se hidrate, use roupas confortáveis e passe filtro solar para proteger e cuidar da sua pele.

E caso você deseje estar mais bonito nesse verão, com um sorriso perfeito e traços mais harmônicos, entre em contato conosco e agende sua consulta com os melhores dentistas de Guarulhos e da capital de São Paulo.

Tags: cuidados com a pele, cuidar da pele, pele hidratada, proteção contra o sol, pele protegida, raios uva, raios uvb, raios uv, radiação solar.