Blog

Cuidados com a pele no verão: dicas para manter seu rosto saudável

28 nov Saúde Bucal Brasil Harmonização Facial

Durante o verão é natural que a exposição da pele aos raios solares venha a aumentar. No entanto, todos os anos o assunto é fortemente abordado por especialistas da área e veículos de comunicação, mas são poucas as pessoas que tomam efetivos cuidados com a pele durante a estação.

Exposição ao sol no verão

Nesse período, é fundamental redobrar a atenção nas atividades ao ar livre. É possível expor-se menos aos raios solares através de algumas iniciativas. O contato com a praia, o mar, piscina e a sobrecarga de radiação solar podem levar à desidratação, risco de queimaduras na pele, envelhecimento precoce e até o câncer de pele.

No Brasil, a cada ano são diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer da pele, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), dados alarmantes e preocupantes, visto a quantidade de alertas que são feitos todos os anos, no início do verão.

Embora o Sol seja a principal fonte para absorção da Vitamina D, na estação mais quente do ano não se pode exagerar. Com exposição às altas temperaturas, nossa pele fica menos protegida por longos períodos o que a deixa mais suscetível a queimaduras e doenças de pele.

Proteja sua pele

Um dos segredos do sucesso é manter a pele protegida, seca, livre de suor e hidratada. Abuse na ingestão de líquidos, como a água, para que seu corpo mantenha-se hidratado e sua pele sinta os reflexos dos benefícios oferecidos através dessa hidratação natural. Sucos de frutas e água de coco também são muito bem-vindos. Cenoura, mamão, beterraba, maçã e abóbora são poderosos antioxidantes e ajudam na prevenção dos danos solares. Tais alimentos possuem carotenoides, substância que faz bem para a pele e pode ser encontrada em frutas e legumes de cores vermelhas e alaranjadas.

Uso do filtro solar

Invista em um protetor solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, e que tenha proteção contra os raios UVA e UVB. A proposta é aplicar o produto várias vezes ao dia, todos os dias, com cerca de 30 minutos de antecedência da exposição solar, e havendo a necessidade de reaplicá-lo a cada duas horas. Não esqueça de nenhuma parte do seu corpo, bem como as orelhas, nucas e até mesmo os pés. Você não vai querer passar o verão vermelho, ardendo e depois ter problemas de pele, não é mesmo?!

Evite o ressecamento da pele

Evite colocar a sua saúde em risco. O uso do filtro solar é indispensável mas a exposição aos raios solares também requer atenção redobrada através de outros meios bastante simples que irão fortalecer a sua proteção.

Parece bobo, mas o banho tem muito haver com a exposição que você provocará na pele, então especialistas sugerem o uso de sabonetes especiais, compatíveis com o seu tipo de pele, e a temperatura da água fria ou morna. A proposta aqui é evitar ressecamento da pele.

Prevenindo a acne solar

Outro ponto importante também é o surgimento da acne solar, ocasionada pela oleosidade da pele, sudorese e até do próprio protetor solar. Lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele e aplique tônicos adstringentes para provocar a redução da oleosidade. E tome cuidado com as doenças de pele! As micoses adoram ambientes quentes e úmidos. As brotoejas, no entanto, causam pequenas bolinhas devido ao contato da pele com o suor e coçam bastante. Já as manchas e sardas, aparecem gradativamente, resultado de uma grande exposição da pele aos raios solares

Roupas apropriadas

E o verão está aí, prometendo dias quentes e agradáveis. E com ele é preciso também apostar no uso de chapéu e roupas apropriadas, de preferência em algodão, que ajudarão no bloqueio dos raios UV. Exponha-se ao sol apenas em horários que não sejam entre 10h e 16h. Caso não tenha como evitar, ajude a proteger a sua pele e seus olhos utilizando óculos de sol, além de barracas feitas de algodão ou lona, pois são responsáveis pela absorção de 50% da radiação UV.

WeCreativez WhatsApp Support
Agende online sua consulta
Olá vamos agendar aqui sua consulta?