Blog

O processo de tratamento com alinhadores removíveis: O que esperar?

22 ago Saúde Bucal Brasil Ortodontia

Você sabe o que é e como funciona o processo de tratamento com alinhadores removíveis? Os alinhadores removíveis, também conhecidos como alinhadores invisíveis ou transparentes, são uma opção moderna e bastante popular entre as pessoas que necessitam de tratamento ortodôntico. O principal objetivo dos alinhadores é tratar a má oclusão (condição que afeta o alinhamento correto da mordida) e dentes mal posicionados.

Os alinhadores removíveis são uma opção conveniente e esteticamente mais atraentes se comparados aos aparelhos ortodonticos metálicos tradicionais. Isso porque estes alinhadores são feitos de um material plástico transparente (geralmente poliuretano ou acetato) e são projetados sob medida para cada pessoa. Eles devem se encaixar perfeitamente nos dentes e aplicar pressão suave e controlada sobre os dentes, para que eles se movimentem de forma gradual para a posição correta.

Outro ponto positivo dos alinhadores removíveis é que, ao contrário dos aparelhos metálicos, eles podem ser retirados para comer e para escovar os dentes, promovendo uma melhor higienização bucal. No entanto, é importante lembrar que nem todos os casos podem ser tratados através do uso de alinhadores. Por isso é necessário realizar uma avaliação prévia com um médico especialista para analisar sua condição e qual o melhor método de tratamento. 

Quais os passos realizados no tratamento com alinhadores removíveis e o que esperar?

De forma geral, estes são os passos seguidos durante o processo de tratamento com alinhadores removíveis:

  1. Consulta inicial: O paciente tem sua condição avaliada por um médico ortodontista através de exames, moldagem dos dentes e radiografias.
  2. Planejamento digital: Depois de coletar as informações necessárias, o ortodontista irá utilizar softwares de modelagem em 3D para dar início ao plano de tratamento mais detalhadamente. Nesta etapa é definido o design da sequência de alinhadores necessários para atingir a correção desejada.
  3. Confecção dos alinhadores: Depois de finalizar o plano de tratamento, os alinhadores são fabricados e cada um irá representar uma etapa da movimentação dentária. Cada alinhador é fabricado diferente do modelo anterior, para guiar os dentes gradualmente à posição correta.

Após essas etapas, o paciente dá início ao uso dos alinhadores removíveis, que devem ser utilizados na maior parte do dia, podendo ser removidos apenas para alimentação e higiene. Geralmente a recomendação é que os alinhadores sejam utilizados entre 20 e 22h por dia. 

A cada uma ou duas semanas, dependendo do modelo de tratamento, o paciente deve retornar ao consultório para trocar o alinhador para o próximo da sequência de tratamento. Esta troca irá ocorrer até que os dentes estejam alinhados corretamente.

É muito importante que o paciente faça acompanhamento com o médico ortodontista para avaliar o progresso e garantir que tudo esteja ocorrendo como esperado, e se necessário, realizar possíveis ajustes. É muito comum que o especialista recomende o uso de retentores para evitar que os dentes voltem a desalinhar. 

Mesmo que o tratamento com alinhadores removíveis envolva uma série de fatores, como a complexidade do caso, habilidade do especialista e cooperação por parte do paciente, ele tem ganho popularidade por sua alta eficácia e resultados positivos. Por isso, quem escolhe iniciar seu tratamento com alinhadores removíveis pode esperar um sorriso muito mais harmônico esteticamente e correção total da oclusão. 

Conheça a Saúde Bucal Brasil, a melhor clínica odontológica de Guarulhos

Somos a Saúde Bucal Brasil, uma das principais clínicas de odontologia da região de Guarulhos. Somos reconhecidos principalmente por nosso excelente atendimento, qualidade dos procedimentos e tecnologias inovadoras. Além disso, possuímos profissionais altamente qualificados e comprometidos em devolver o bem estar e autoestima de nossos clientes através do nosso trabalho impecável. 

Entre os tratamentos e procedimentos oferecidos pela Saúde Bucal Brasil destacam-se os procedimentos dentários como gengivoplastia, aplicação de lentes, clareamento e cirurgia guiada. Já no campo da estética, nossa clínica realiza procedimentos como bichectomia, lipo de papada, preenchimento labial e muito mais. 

Ligue para nós e agende uma avaliação, será um prazer cuidar da sua saúde e devolver o seu bem estar.