Blog

Prótese dentária: indicações e cuidados gerais

03 fev Saúde Bucal Brasil Reabilitação Oral

É fato, os dentes exercem um papel fundamental na sua rotina diária. Pode não parecer, mas a ausência deles pode interferir em atividades aparentemente simples que você executa, como, por exemplo, na mastigação, na fala, na estética facial e até na respiração.

Se reflete também na autoestima. Em alguns momentos, inclusive, pode desencadear depressão, interferindo na vida social e no trabalho dos indivíduos.

Percebe como ela é determinante? A prótese dentária é uma solução para vários dos problemas mencionados, sendo uma alternativa para quem quer ter o sorriso (e a vida) transformados.

O que é e quando usar a prótese dentária

A prótese dentária, também conhecida como prótese odontológica, é um aparelho que repõe dentes faltantes e é mais conhecida por nomes como dentaduras ou dentes postiços.

O uso de prótese dentária ocorre há muito tempo e auxilia na qualidade de vida do paciente submetido a esse tipo de tratamento. Pode substituir dentes caninos, molares, pré-molares e incisivos.

Geralmente, como os dentes costumam ficar mais vulneráveis ao envelhecermos – seja por traumatismos, problemas periodontais ou cáries não tratadas –, não existe uma faixa etária específica que deve fazer o uso de prótese dentária.

Os tipos de prótese dentária

Como variam de acordo com a necessidade dos indivíduos, as próteses dentárias são de diversos tipos e vão de parcialmente removíveis a fixas e totais. Confira sobre cada uma abaixo:

Prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa também é conhecida como ponte fixa e/ou próteses parciais fixas, sendo indicada para reposição de poucos dentes. Nestes casos, o dentista procura entender a quantidade de dentes que o paciente perdeu e se a prótese dentária consegue ser apoiada em dentes vizinhos. Seu material é feito de metal e porcelana e o paciente precisa ter ciência de que é necessário fazer uma profunda higiene bucal para evitar problemas futuros, já que não é possível removê-la.

Prótese dentária removível (PPR Roach)

A prótese dentária removível também é conhecida como prótese parcial removível ou ponte móvel. E, como o próprio nome já diz, ela pode ser desmontada e removida. A prótese dentária removível fica presa na boca do paciente através de um grampo de metal e é uma excelente opção para pacientes que queiram preservar os dentes remanescentes.

Prótese dentária total

Já a prótese dentária total é a famosa dentadura ou prótese total removível, capaz de representar todos os dentes da boca do indivíduo. Sua peça fica apoiada na mucosa, ou seja, na gengiva, e pode ser removida. A prótese dentária total é uma boa opção para pacientes desprovidos de 100% dos dentes.

Implante osseointegrado

Conhecido como implantes dentários ou implante retentor da prótese fixa, o implante osseointegrado é, de todas as opções, a que mais se assemelha com os dentes originais. Pode ser aderido por pacientes que perderam um ou mais dentes e é de fácil higienização bucal.

Neste procedimento, o dentista faz a inserção de uma raiz artificial, que receberá a coroa confeccionada por um protético, simulando um dente natural. A prótese dentária é feita em resina acrílica e o procedimento é indicado para pacientes que estejam com gengivas e ossos saudáveis.

Prótese dentária flexível

Este tipo chegou ao mercado com o intuito de ser uma alternativa às tradicionais próteses dentárias removíveis. Porém, foi pouco aderida por apresentar problemas no material, como a sensibilidade ao calor. No entanto, a prótese dentária flexível é utilizada por idosos como prótese provisória, em casos de reabilitação.

Cuidados gerais para ter com sua prótese dentária

Mesmo com a variação de caso para caso, as próteses dentárias necessitam de alguns cuidados para que sigam servindo ao seu propósito.

Por isso, é necessário ter alguns cuidados relacionados a alimentação e a remoção e colocação das próteses.

Confira abaixo de que maneiras você pode manter a usualidade e durabilidade da sua prótese dentária:

Alimentação

Inicialmente, o corpo do paciente precisará de um tempo de adaptação com a prótese dentária. É preciso dar preferência a alimentos fáceis de mastigar, macios e cortados em pequenos pedaços, mastigando sempre com ambos os lados da boca.

Além disso, pacientes que ficaram muito tempo sem dentes podem ter mais sensibilidade no início do tratamento. Atenção com alimentos duros e grudentos.

Colocar e tirar a prótese móvel

Todo cuidado é pouco para não causar machucados nas mucosas, portanto, seja delicado ao introduzir e retirar a prótese dentária da boca. A conserve em um recipiente com água para evitar que fique ressecada e guarde-a em locais seguros para que não caia e quebre. Na hora de dormir, é preciso retirá-las para evitar machucados.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse tipo de tratamento? Agende agora mesmo uma consulta na Saúde Bucal BR e garanta o sorriso dos sonhos.

Tags: prótese dentária; prótese odontológica, próteses dentárias, prótese dentária flexível, prótese dentária total, prótese dentária removível, prótese dentária fixa